domingo, 24 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hipotiroidismo

Esse é o caso do Arthur,ele tem hipotiroidismo.Descobrimos através quando estávamos fazendo exames para investigar várias situações.O primeiro exame o TSH estava 12,94 repetimos o exame pra confirmar ele já estava 15,16 então começamos o tratamento com medicação e ajuste de dose.No meio do caminho trocamos de médico, devido a distância, e foi uma tragédia ela disse que era só manter aquela dosagem pra vida toda e depois de 3 meses tomando a mesma dosagem Arthur começou apresentar alguns sintomas só que não eram de hipotiroidismo e sim de hipertiroidismo,ele começou com um suor excessivo,coração super acelerado,emagraceu horrores e perdeu boa parte de sua cabeleira linda.Meu filho ficou com uma aparência horrível,parecia uma criança desnutrida,depois desse sufoco começamos com outro médico muito amigo da pediatra dele,ele é super cauteloso e entende todo medo que fiquei da medicação pois quase perdi meu filho.Ontem passamos pela consulta e Arthur está bem mas teremos que trocar de medicação pois a que ele estava usando não deu o resultado esperado e agora vamos fazer exame de sangue mês a mês pra ver como está com a medicação nova mas me sinto tranquila graças a DEUS!

Caso do Arthur

Hipotireoidismo

No hipotireoidismo ocorre a deficiência dos hormônios da tireóide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo. A taxa de funcionamento normal do corpo diminui causando lentidão mental e física. Os principais fatores de risco são idade superior a 50 anos, sexo feminino, obesidade, cirurgia de retirada da tireóide e exposição prolongada a radiação.

O grau de severidade pode variar de leve, apresentando um quadro de depressão em que o diagnóstico de hipotireoidismo pode passar desapercebido, até a forma mais grave, denominada mixedema, caracterizada pelo inchaço de todo o corpo e que constitui uma emergência médica.

As causas mais comuns de hipotireoidismo são: doença de Hashimoto (uma doença auto-imune); tratamento do hipertireoidismo com iodo radiativo; retirada cirúrgica da tireóide para tratar hipertireoidismo ou tumor; uso prévio de medicamentos antitireóideos; pós-parto (transitório em 60-70% dos casos); uso de certos medicamentos como lítio, amiodarona, iodeto e interferon alfa; deficiência na regulação da glândula; inflamação da tireóide; deficiência de iodo (substância importante para a produção dos hormônios tireoidianos) e resistência generalizada ao hormônio tireóideo.

Os principais sintomas do hipotireoidismo são:

• fraqueza e cansaço,
• intolerância ao frio,
• intestino preso,
• ganho de peso,
• depressão,
• dor muscular e nas articulações,
• unhas finas e quebradiças,
• enfraquecimento do cabelo,
• palidez.

Outros sintomas que podem aparecer mais tardiamente são: fala lenta, pele ressecada e espessada, inchaço de mãos, pés e face, diminuição do paladar e olfato, rouquidão, menstruação irregular, dentre outros.

O diagnóstico do hipotireoidismo será feito pelo médico com o auxílio de exames laboratoriais que avaliam a função da tireóide. Normalmente, encontramos as seguintes características:

• TSH: todos apresentam concentrações circulantes elevadas de hormônio estimulador da tireóide.

• T3 e T4 livres: os níveis dos hormônios tireoidianos podem estar normais, em casos assintomáticos ou brandos, ou diminuídos.

O objetivo do tratamento é repor a deficiência de hormônio da tireóide. O medicamento mais freqüentemente utilizado é a levotiroxina, mas há outros disponíveis. E o tratamento deverá ser seguido por toda a vida, mesmo se os sintomas desaparecerem, pois são freqüentes as recaídas com a interrupção do medicamento.

A complicação mais grave do hipotireoidismo é o mixedema que pode levar ao coma, mas que felizmente é a rara. Ele pode ser causado por infecções, exposição ao frio, certos tipos de medicamento e outras doenças. No coma pelo mixedema ocorre alteração do comportamento, diminuição da respiração, queda da pressão sanguínea, do açúcar no sangue e da temperatura. Doenças cardíacas, infecções, infertilidade e abortamento, também podem ocorrer como complicações do hipotireoidismo.

Como o desenvolvimento dos sintomas e sinais de hipotireoidismo é tipicamente insidioso e a prevalência da forma subclínica é estimada em 40%, é recomendada a avaliação laboratorial de rotina na população em geral, mesmo na ausência dos sintomas.

Fonte:www.boasaude.uol.com.br

Tireóide

"A tireóide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que tem como uma das suas principais funções regular o metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar desapercebidos até formas extremamente graves que podem trazer risco de vida."

Introdução

A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.

Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso etc, ao contrário, quando a glândula está hipofuncionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso, etc.

Cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireóide. Algumas estatísticas demonstram que 1 em cada 5 mulheres que procuram seus ginecologistas para iniciar a terapia de reposição hormonal apresenta, na verdade, problemas tireoidianos. Porém é importante estar atento pois todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula.

Fonte:www.boasaude.uol.com.br

sábado, 9 de outubro de 2010

Nada como um dia após o outro...

Confesso que depois que soube do resultado do RX de quadril do Arthur me sinto tão diferente,parece que me deu um gás,me sinto motivada,me sinto a mãe que não desiste nunca,parece até nome de filme,rsrsrsrsr.Tbm parecia que uma nuvem negra havia se instalado aqui em casa gente.Vejam bem o tanto de coisa acontecendo:
Arthur piorando da secreção e ninguém sabia o que era.
Noites e mais noites sem dormir direito.
Arthur cada dia mais espástico.
A cadeira que não chegava.
A escola que não conseguia.
A terapia intensiva que não pode ser feita.
O ortopedista que só desmarcava as consultas.
O supino standers que está comprado desde de julho e não chega no Brasil.
O andador que cada um tem uma opinião:uns dizem compra outros não compra e como vcs sabem mãe quer comprar tudo,rsrsrsrs.Enfim foram tantas coisas que dá pra desanimar qualquer um mas graças a Deus a luz voltou a brilhar e muitas das coisas dessa lista já estão sendo resolvidas e isso faz com que voltemos a sonhar novamente.Agora começaremos a subir os degrauzinhos devagarinho novamente pra que um dia cheguemos ao topo.Quando se tem um filho especial ou com qualquer outro problema,não quero achar que o meu problema é maior do que o de ninguém,é muito difícil conciliar o dia a dia com tantos problemas,parece que que agente não desliga nunca,a ansiedade toma conta de uma forma enlouquecedora e eu tenho um grave defeito: a impaciência,quando quero algo pra Arthur eu quero pra ontem e quando isso dá errado eu fico daquele jeito...enfim como tudo na vida do Arthur tem que ser no tempo dele,no ritmo dele, eu tenho muito que aprender pois o tempo dele é bem devagarinho!!!!!!!!!!!Assim segue nossa vidinha ...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bons ventos de volta...

Depois da malhação eu fico assim

Ontem fomos ao ortopedista repetir o RX de quadril,estamos avaliando a cada 6 meses.Arthur chegou ao consultório cansado, pois pegamos um engarrafamento horroso,estava meio bravo e nada simpático como habitual.Fizemos a consulta ,que foi ótima,e partimos de encontro a sala de RX,que ele gosta menos ainda,depois daquele estica e puxa,Arthur lutando contra todos,suando muito e eu mais ainda,conseguimos fazer o RX.Logo Dr.Jorge veio me encontrar e retornamos consultório e graças a DEUS o quadril está ótimo e as consultas que eram a cada 6 meses passarão a ser anuais.Nos deu os parabéns pelo trabalho que vem sendo feito e ficou surpreso com o resultado.Agora temos que continuar trabalhando muito mas estamos felizes e tranquilos.A melhora se deve ao conjunto de terapias,Métodos ,profissionais e sobretudo as Mãos maravilhosas de DEUS,por isso sou tão agradecida a esse DEUS maravilhoso,justo e fiel!!!!!

Obrigada Senhor por mais essa Vitória!!!!!!!!!!


"Alegre te louvo por teus grandes feitos

Firmado estarei sempre te amarei

Incomparáveis são tuas promessas

pra mim"...


domingo, 3 de outubro de 2010

Dia de Eleição,que sufoco...

Hoje o dia foi cheio,acordamos mais tarde e aqui em casa aos domingos é uma maratona...meu marido e Arthur só pensam em comer,rsrsrsrrs.Hoje está chovendo e está um friozinho até que gostoso mas Arthur não gosta nem um pouco pois ele ama ir passear a cavalo e com esse tempo não tem como mas tivemos um ótimo dia!Ficamos bem grudadinhos,assistimos um filme,comemos pipoca,rimos muito todos bem juntinhos,claro que com a Gabi e a Mel em casa sempre tem umas faíscas ,rsrsrsrsr,mas nada que não se resolva.

Hoje tbm foi dia de eleição, dia de escolhermos o Presidente do nosso País mais governador,deputado estadual,deputado federal e senador,não foi nada fácil fazer as escolhas pois não haviam muitas opções,tinha cada figura que parecia mais uma piada de mau gosto.Étriste ver um país lindo,com um povo que sofre e continua lutando pra sobreviver nas mãos desses corruptos.Tem quem pense que nosso povo só gosta de samba,praia e futebol mas se enganam somos um povo que trabalha,acorda cedo,vai a luta pela família,pelo pão de cada dia,acolhe a todos que aqui chegam,paga impostos absurdos ...enfim um povo que transimite amor e calor humano mas que não está livre dos maus governantes!

Depois de um dia cheio de emoção anceio por uma noite linda e tranquila, já que o príncipe não tirou um cochilo durante a tarde espero que ele durma a noite toda!Boa noite a todos que eu tbm já vou dormir pois amanhã começa aquela rotina extensa de terapias,trabalho,filhos,marido e mais uns leões que tenho que matar,rsrsrsrsr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!