domingo, 12 de setembro de 2010

Como deve ser a escola inclusiva?

Acabo de receber um email me perguntando sobre a cadeira e a escola do Arthur. Pensei muito sobre a escola nesta semana e as vezes não sei se sou problemática,se estou querendo de mais,se é sonho ou o que é,só sei que não quero que meu filho vá pra escola só pra se socializar ou pra dar satisfação a sociedade de que meu filho está na escola.
Quero muito que meu filho vá pra escola mas quero que a escola tenha um propósito na sua vida assim como é na vida das outras crianças.Quero que ele tenha oportunidade de aprender,de crescer,de construir pensamentos,de ser o que ele quiser independente de sua Paralisia Cerebral.Não entendo porque quando chego as escolas só ficam com aquela conversinha mansa de que será bom ele ter contato com outras crianças,sair do ambiente doméstico,ver outras pessoas...e na maioria das vezes falam que vão entrar em contato mais tarde mas esse contato nunca acontece.Só encontrei 1 escola que o aceita com a babá e me pediram uma pedagoga só pra ele,encontrei mais 2 mas não aceitam a babá e tbm querem que eu pague uma pedagoga só pra ele, digamos que até aí tudo bem embora não concorde com muita coisa mas o que acho pior é essa conversa de socializar,só falam nisso...meu filho é uma criança que convive com todos,vai a todos os lugares,brinca no parquinho mesmo com toda sua dificuldade pois DEUS lhe deu um anjo que faz tudo por ele, vai no escorrega,giragira e sobe até em árvore com ele rsrsrsrsr.
Quero que falem sobre a parte pedagógica,de como vão estimulá-lo,qual a melhor forma de ajudá-lo,enfim falar sobre a educação de uma criança especial e buscar o melhor para ela mas como viram está difícil de encontrar uma sintonia nisso tudo.
Fico pasma com as mães que submetem seus filhos a passarem suas tardes em uma escola somente com o propósito de socializarem pois se só isso bastasse nossa sociedade estaria ótima!
Se o que quero pro meu filho for sonho quero morrer sonhando pois do contrário nada vale a pena!!!!!!!!!!!!Se alguém puder me ajudar eu aceito!

5 comentários:

  1. Oi Néa! Q lindo o blog! Bom, confesso que ainda estou em outra fase, pois Bebel tem apenas 2 anos, mas acredito que com cautela vc ache a escola adequada para o seu filho. O contato da fono é 21 94020908. Somos do Rio e vc? De sampa msm? Como conheceu a Re? bjs e boa sorte, Bruna e Bebel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho de vocês! Cada um fazendo sua parte fazemos a diferença. Também tenho um blog sobre educação especial/inclusiva e temas da área (deficiências: auditiva, visual, intelectual, física, múltipla, autismo, asperger, s. Down, altas habilidades etc) Há indicações de filmes na área com exibição de trailler, livros digitalizados que você pode ler, links diversos, biblioteca digital, indicações de universidades no Brasil e Exterior, reportagens, notícias, livros e artigos científicos, legislação específica e vídeos do you tu be. Se tiver um tempinho conheça, participe e siga o Blog (www.educacaoinclusiva-seo.blogspot.com). Um grande abraço, Sílvia Ester

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,nós tbm somos do Rio moramos em Petrópolis,conhecemos a Re na avaliação do Theratogs com a Dra.Beverly.A Re atende o filho de uma grande amiga minha que mora em São Paulo.Ela é um doce e uma excelente profissional.Quanto a escola não vou desistir uma hora vai dar certo.Vou ligar pra fono.Vamos manter contato e depois te conto como foi.
    Um grande abraço e beijos na Bebel!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sílvia,claro que vou seguir seu blog e desde já agradeço a boa dica.Preciso muito ajudar meu filho e sei que vou conseguir!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Néa e Arthur, você tem toda razão. A escola tem que olhar também para o aprendizado do Arthur, afinal ele tem total capacidade para aprender, como qualquer um! Conte comigo.
    Abraço,
    Carolina

    ResponderExcluir